AVISO!
Devido à recente regulamentação da lei do jogo online em Portugal, não nos será mais possível disponibilizar prémios para Portugal no site Betmotion.net. O site esta disponível apenas para que os jogadores possam aceder às suas contas de utilizador. Acreditamos estar novamente a trabalhar dentro de poucas semanas.
Notícias Esportivas
11 Setembro 2018por Fernando Verchai
Entrar em campo e não relar na bola nos 90 minutos. Estar ali, pertinho, vendo a mágica acontecer. O jogo rolar. E não poder participar. Esta é a vida do árbitro de futebol. Talvez uma das profissões mais difíceis do mundo, pois o árbitro toma decisões em frações de segundos e precisa lidar com a pressão de milhares de torcedores que estão no estádio, além dos próprios jogadores e técnicos que participam do espetáculo.
Porém, é fato que sem o árbitro de futebol seria impossível acontecer uma partida profissional. Ao longo do processo de profissionalização no futebol, em especial na Inglaterra, o esporte foi ganhando regras, se tornando organizado e então evoluindo, podendo ser algo de fato competitivo, atingindo então vários outros países, desta forma o futebol chegou a este enorme nível em que se encontra hoje. Com certeza tudo isto jamais teria acontecido com a ausência de um árbitro, pois assim o esporte não teria regras tão bem aplicadas e faltaria autoridade dentro de campo, o que resultaria em problemas e indecisões.
No Brasil e na América do Sul o árbitro é ainda mais exigido do que em outros centros, como a Europa, por exemplo. Vale destacar que no velho continente as decisões costumam ser mais respeitadas, quando um time entra em campo ele ganha ou perde, enquanto no Brasil é costume dizer que pela cultura do nosso futebol ou o "time ganha ou é culpa do árbitro".
Porém, mesmo com as dificuldades, é possível perceber uma notável melhora na arbitragem. Isso já foi percebido na última Copa do Mundo, na qual o VAR (Video Assistant Referee - em inglês), o popular árbitro de vídeo, ajudou na revisão de alguns lances polêmicos que na maioria foram acertados pela equipe de arbitragem (99% de acertos de acordo com nota divulgada pela FIFA).
É esperado que o VAR continue sendo utilizado e ajudando os árbitros em diversos lances polêmicos, tendo em vista que é fácil para muitas pessoas julgarem o lance assistindo pelo sofá de casa, mas ao vivo e na correria de um jogo, nem sempre o arbitro estará totalmente bem colocado e desta forma um lance ou outro pode ser visto de maneira equivocada, já que errar é humano e o arbitro é humano!
Falando ainda de Copas do Mundo, a nacionalidade que mais apitou finais de Copa foram os árbitros ingleses, totalizando quatro finais. Já o Brasil teve árbitro apitando a final da competição mais importante do planeta em duas ocasiões. Em 1982, Arnaldo César Coelho foi o primeiro árbitro brasileiro a chegar a apitar uma final. Apitou a decisão da Copa do Mundo entre Alemanha e Itália, partida na qual os alemães venceram por 3X1.
Atualmente Arnaldo César Coelho é muito conhecido devido ao seu trabalho na rede globo, onde sempre faz seus sinceros e grande comentários a respeito da arbitragem. Já na Copa seguinte, em 1986, Romualdo Arppi Filho apitou uma grande final de Copa do Mundo no estádio Azteca no México, onde a Argentina venceu a Alemanha por 3X2.
Alguns grandes árbitros a nível mundial que apitaram finais de Copa e em suas épocas foram considerados os melhores do mundo foram: o italiano Collina (considerado por muitos o melhor árbitro da história do futebol) que apitou a final entre Brasil e Alemanha em 2002, com Ronaldo fenômeno marcando os dois gols da seleção brasileira; o inglês Howard Webb, que apitou a vitória da Espanha por 1X0 sobre a Holanda em 2010 no seu primeiro título mundial; e o italiano Nicola Rizzoli, que apitou a vitória da Alemanha por 1X0 contra a Argentina de Messi em 2014 no Brasil.
A final deste ano quem apitou foi o argentino Nestor Pitana, em que a França venceu a Croácia pelo placar de 4X2, na grande final em Moscou. Alguns árbitros brasileiros que se destacaram nas últimas Copas do Mundo foram Carlos Eugênio Simon, que foi para três Copas do Mundo (de 2002 a 2010), e nas últimas duas edições Sandro Meira Ricci, que apitou partidas importantes, como a dramática classificação da Alemanha nas oitavas de final da Copa de 2014 contra a Argélia, na qual os alemães venceram na prorrogação por 2X1, e a classificação sofrida da Croácia contra os russos e donos da casa neste ano nos pênaltis.
Realmente ser árbitro de futebol é uma missão difícil e a profissão vem melhorando o nível a cada ano que passa. Com certeza a FIFA ainda pode dar uma maior atenção para esta profissão, já que o processo de profissionalização não é fácil e neste caminho é possível que grandes talentos se percam.
É claro que o futebol sempre será lembrado pelos jogadores, especialmente os homens de frente como Pelé, Maradona, Ronaldo Fenômeno, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e outros, mas de fato não seria possível existir uma partida de futebol sem um arbitro, além disto, vale destacar que a má atuação de um árbitro pode apagar um ótimo desempenho de um craque, portanto esta profissão merece uma atenção toda especial, tendo em vista a enorme responsabilidade.
Vale também deixar aqui um destaque para os torcedores, os quais muitas vezes preferem culpar o arbitro ao invés de admitir o baixo desempenho do seu time. Diante disto, é aconselhável que todos lembrem do ser-humano em campo, o qual está sempre pronto para dar o seu melhor, mesmo sabendo das milhões de pessoas que acompanham seu trabalho, e de todos os possíveis lances de replay que os programas esportivos repetirão, tentando muitas vezes encontrar uma infração que até mesmo pela televisão e com as dezenas de câmeras é difícil julgar a decisão correta.
Soma-se a isto o fato de que existem lances interpretativos e que na opinião de certo arbitro pode ser algo sem gravidade, neste caso é preciso julgar da mesma forma para os dois lados, tendo o mesmo peso e medida para os dois times. Em resumo fica nosso agradecimento a todos os árbitros, os quais de fato engrandecem o futebol.
Termos e Condições
1. Somente participantes com 18 anos ou mais poderão jogar e ganhar prêmios.
2. Para participar é necessário deixar um e-mail e um telefone atualizado para entrarmos em contato com os ganhadores.
3. 300 créditos serão entregues a cada segunda-feira para cada jogador cadastrado, para que possam gerar pontos até domingo. A cada domingo os pontos serão zerados e os rankings semanais encerrados, premiando os 3 primeiros colocados com os seguintes bônus para serem jogados no Betmotion.com:
4. Além dos rankings semanais, teremos rankings que irão do dia 1 ao término de cada mês. No ranking mensal premiaremos os 5 melhores colocados com os seguintes bônus para serem jogados no Betmotion.com:
5. Cada usuário poderá ganhar somente um prêmio semanal no mês, podendo escolher a semana em que deseja receber o prêmio, no caso de ganhar em mais de uma semana. - No caso de solicitar um prêmio semanal, o usuário não poderá solicitar outro por mais que tenha melhorado a posição anterior.
6. Cada usuário não poderá ganhar dois prêmios mensais de forma consecutiva.
7. Os bônus serão exclusivamente para a área de Sports.
8. Em caso de empate o prêmio será dividido em partes iguais. Exemplo: dois participantes ficam empatados nas posições 1 e 2 do ranking semanal. A soma de ambos prêmios é de R$300 (US$75) e esse valor será dividido em partes iguais.
9. Em caso de empate nas posições 3 e 4 do ranking, como há apenas um prêmio, o mesmo será dividido em partes iguais entre os participantes empatados.
10. No caso de não podermos estabelecer contato com o ganhador dentro de um prazo máximo de 7 dias, tal jogador perderá o direito de receber o prêmio.
11. Só será permitido uma conta por computador, pessoa, casa ou endereço de e-mail. No caso de detectarmos mais de uma conta, estas poderão ser deletadas e os prêmios retirados dos ganhadores.
12. Reservamo-nos o direito de modificar ou encerrar esta promoção sem aviso prévio.
13. Os Termos e Condições gerais do Betmotion.com se aplicam para este bônus.